domingo, 8 de junho de 2008

Anorexia, Bulimia e a mídia

A mídia hodiernamente expõe toda sua face cruel, empurrando as pessoas e principalmente nossos jovens para a tentativa desenfreada de manter-se em seus moldes de gloria e sucesso. As formações da personalidade infanto-juvenil, apresentados pela mídia, têm como característica a beleza física, que vem sendo utilizada como recurso de crescimento sócio-econômico e profissional, quase sempre sem ética, moral ou dignidade pessoal.

O pódio da fama é normalmente por eles logrado a expensas da corrupção moral que viceja nos veículos da comunicação de massa. É inevitável que o conceito de dignidade humana e pessoal, de harmonia íntima e de consciência seja totalmente desfigurado, empurrando o jovem para o campeonato da sensualidade e da sexualidade, e o maior triunfo é o da aparência, e desde pequenos aprendemos isso. Quando se chega à idade de trabalhar as impressões de outrora se evidenciam e se confirmam, os selecionados no geral estão dentro do biótipo adotado pela mídia e pelas pessoas que vivem a mídia!

Com o culto à celebridade, já disseminado o que se tem é a busca pelo padrão, para que assim o segundo objetivo seja alcançado: os holofotes claro! Daí tem o surgimento de uma espécie de casta na sociedade, a dos “famosos”. E, para ser famoso, não é preciso necessariamente fazer algo de relevante, tem mesmo é que aparecer.

As relações de convívio também não conseguem escapar a regra também, a mensagem predominante é a do consumismo, do ter, e do poder assim expostas como fonte de prazer e de realização. Os mais belos se encarregaram de ditar as regras do jogo cabendo aos que não se encaixam neste padrão a frustração e a busca por tal, por mais sacrifícios que se possa ter, todavia outro alento para os despadronizados é que nossa cultura deseja a beleza, mas a desdenha; tratamos as mulheres e os homens bonitos como seres superficiais e idiotas. A sociedade quer a beleza para mostrar, exibir e ter em festas comerciais de TV ou em capas de revistas.

O lado perverso disso agora esta sendo mostrado pela própria mídia, que talvez esteja se sentindo culpada pela supervalorização da aparência, que ela mesma evidenciou.
Os seres quase anoréxicos, quase inumanos, quase perfeitos (para alguns) apresentados como padrão de beleza e de sucesso de outrora estão dando lugar a pessoas doentes, na maioria crianças.

Anorexia e a bulimia doenças muito comuns na atualidade, ocasionadas principalmente pela valorização excessiva da beleza como prerrogativa para o namoro, trabalho ou crescimento social. A maior parte das pessoas anoréxicas ou bulímicas é de adolescentes entre 13 e 17 anos.
A anorexia é causada pela diminuição ou até a interrupção da alimentação, levando a perda de peso exagerada.

Já a bulimia, leva a pessoa a ingerir inúmeras calorias em minutos e a provocar a expulsão do alimento, seja por vômito ou por meio de remédios. O quadro de anoréxicos e bulímicos resulta em sintomas como queda de cabelos, atraso menstrual, aparência cadavérica contínua, baixa auto-estima e insatisfação com a forma corporal.

0 comentários: