segunda-feira, 26 de maio de 2008

Doação de Medula Óssea

Existem duas formas de doar medula: uma por punção direta da medula óssea e outra por filtração de células-mãe que passam pelas veias (aferese). A punção direta da medula é realizada com agulha, na região da bacia e retira-se uma quantidade de "tutano"(medula) equivalente à uma bolsa de sangue. Para que o doador não sinta dor, é realizada anestesia e o procedimento dura em média 40 minutos. O doador fica em observação por um dia e pode retornar suas atividades no dia seguinte. A sensação do doador é de que recebeu uma injeção oleosa, não fica cicatriz, apenas a marca de 3 a 5 furos de agulhas. O único risco do doador é o de se submeter à uma anestesia.

A coleta pela veia é realizada pela máquina de aferese. O doador recebe um medicamento por 5 dias que estimula a proliferação das células mãe. As células mãe, migram da medula para as veias e são filtradas. O processo de filtração dura em média 4 horas, até que se obtenha o número adequado de células. O único efeito colateral do medicamento é que ele pode dar uma dor no corpo, como uma gripe.
O médico vai informar sobre qual a melhor forma de coleta de células para aquele paciente. Dependendo da doença e da fase em que se encontra, o paciente pode se beneficiar mais com uma forma de doação.


Ao se inscrever no REDOME, você não doará a medula de imediato. Será extraída apenas uma amostra de sangue para identificar sua genética. Apenas quando surgir um paciente compatível, você será chamado para a realização de novos exames

Para ser doador, você precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde; procurar um hemocentro ou hemonúcleo autorizado se cadastrar. De acordo com o site da AMEO, em Sorocaba não há lugar autorizado. Os lugares mais próximos seriam:

- Hemocentro Regional de Campinas
Rua Carlos Chagas, 480 – Hemocentro da Unicamp - Campinas-SP
CEP: 13.083-878
Telefone: (19) 3788-8740

- Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Rua Marquês de Itu, 579 – Vila Buarque – São Paulo-SP
Segunda à Sexta das 7:30h as 18:00h e aos sábados 7:30h as 15:00h. Não é necessário agendar!
Informações no telefone: (11) 2176-7000 ramal :5962

O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e na coleta de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA). Seus dados e sua tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será chamado, novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade, se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação; seu atual estado de saúde será então avaliado.

Vídeo explicativo sobre a doação de medula óssea.


0 comentários: